30 dezembro 2008

PROTEÍNA a quanto obrigas!!

As proteínas,

são moléculas, formadas por aminoacidos, essenciais para manter a estrutura e funcionamento de todos os organismos vivos e podem ter diferentes propriedades e funções.

As enzimas, hemoglobina, certos hormônios e o colágeno dos ossos, tendões e pele são todos proteínas. Entre outras coisas, as proteínas regulam a contração muscular, produção de anticorpos, expansão e contração dos vasos sangüíneos para manter a pressão normal.

Dos 20 aminoácidos, o nosso organismo não consegue fabricar 9, que devem ser fornecidos pela alimentação. A forma mais fácil de se obter estes aminoácidos é através da proteína animal. No entanto os vegetais também possuem proteína (proteína vegetal).

A favor das fontes vegetais de proteína está o facto de que elas também fornecem outros nutrientes importantes como carbohidratos e fitoquímicos que previnem algumas doenças e ainda as fibras alimentares.

A soja é o cereal que mais proteinas tem. Dai a sua importância na dieta vegetariana. Tendo ainda a vantagem de diminuir o colesterol no sangue caso seja ingerido em substituição da carne.

Mas nem todos os cereais tem igual número de proteinas. Dai a importância de incluir sempre soja ou um seu derivado na alimentação vegetariana.

Tabela de proteinas presentes da soja:

Grão de Soja - 38 gr de proteína em 100 gr de produto;

Farinha de Soja - 40 gr de proteína em 100 gr de produto;


Soja texturizada - 54 gr de proteína em 100 gr de produto;

Flocos de soja - 41 gr de proteína em 100 gr de produto;


Tempeh - 42 gr de proteína em 100 gr;

Tofú (queijo de soja) - 4 a 10 gr de proteína em 100 gr;

Leite de soja - 3 gr de proteína em 100 mililitros;

Natas de soja - 2 gr de proteína em 100 gr;

Molho de soja - 3 gr de proteína em 100 mililitros;

Missó - 12 gr de proteína em 100 gr.

Já dá para ter uma noção da quantidade de derivados que este cereal, leguminosa, tem. É um grão milagroso.

Claro que podemos encontrar proteínas noutros cereais mas em menor número:
100 gr de Arroz tem 5 a 7 gramas de proteína ;
100 gr de Quinoa - 14 gr de proteína ;
100gr de Couscous de trigo - 14 a 18 gr de proteína;
100 gr de Millet (couscous de milho) - 10 gr de proteína;
100 gr de Ervilhas - 28 gr de proteína;
100 gr de Lentilhas - 28 gr de proteína;
100 gr de Esparguete de trigo - 12 gr de proteína.


Os nutricionistas aconselham como dose diária recomendada, um adulto ingerir 0,8 gr de proteina por cada quilo de massa corporal. O que significa que uma pessoa que pese 60 quilos, por exemplo, deve comer pelo menos 48 gramas de proteina diáriamente.

O excesso de ingestão de proteina pode trazer problemas hepáticos. Além disto ao sistema renal é exigido que trabalhe mais que as necessidades normais uma vez que as substâncias extra não aproveitadas pelo organismo são eliminadas pela urina.

Dai que mesmo NÃO sendo vegetariano deve preocupar-se com a ingestão de proteína e neste caso, diminuir, a quantidade de carne e peixe na sua dieta diária.

Pelo menos para NÃO obrigar os seus orgãos a trabalharem em excesso para digerir, assimilar, metabolizar e eliminar os excessos alimentares ;-).

29 dezembro 2008

Invenções Vegetarianas na ACTIFRY #12

Spaguetti alla Carbonara

Ovo-lacto-vegetariano


Esta fritadeira, frigideira, assadeira de nome Actifry é impressionante. É super funcional. Aqui temos demonstrada mais uma capacidade da maquineta maravilha.

Ingredientes:
  • Azeite q,b.;
  • 4 alhos inteiros;
  • 1 lata grande de cogumelos inteiros;
  • 250 gr de Tofú Fumado;
  • 500 ml de Natas Normais;
  • 1 gema;
  • e Esparguette cozido.

Preparação:

Não tem nada que enganar, basta deitar um fio de azeite na Actifry, 4 alhos esmagados com casca e programar 25 minutos.

Ao fim de uns minutos, junte os cogumelos inteiros, escorridos da água de conserva e lavados em água corrente. Feche a tampa e deixe cozinhar até 15 min decorridos do tempo total.

Nesta altura, junte o tofú fumado (com sabor identico ao bacon), feche e deixe cozinhar 5 minutos.

Junte as natas e mais 5 minutos. Por fim bata 1 gema de ovo, regue o preparado com a gema, adicione sal fino, mexa com uma colher de pau e deixe repousar um pouco antes de servir. A gema coze na temperatura existente dentro da Actifry.

Sirva com esparguete cozido. E se desejar coloque um pouco de queijo parmesan ralado em cada prato.

Advertência: Antes de iniciar este prato, verifique cuidadosamente se a pá está bem encaixada na forma da Actifry. Inclusivamente pode levantar a forma e virá-la ao contrário para ver se a pá cai.

No entanto, é provavel que durante a confecção a forma verta um pouquinho de liquido para baixo, mas não é nada de preocupante pois o fundo da Actifry é isolado e não há possibilidade de entrar para dentro do mecanismo, nem sequer pelo eixo central rotativo. Uma vez que está tapado com a pá.

Mas... Nada de Panico! Se verter liquido, ele é facilmente removido com uma esponja no fim da refeição. A pá também se lava bem. Ela possui uma borracha por baixo que sai para melhor limpeza. A borracha é de encaixe. Puxe à vontade e depois de limpa, volte a encaixar a borracha na pá.

27 dezembro 2008

GELATINA animal

versus

GELATINA vegetal

Fonte: Wikipédia

"A gelatina de origem animal é uma substância translúcida, incolor ou amarelada, praticamente insípida e inodora, que se obtém fervendo certos produtos animais, como ossos, pele e outras partes com tecido conectivo. É muito utilizada em alimentos, medicina e certas indústrias.

Em alternativa à gelatina de origem animal, existem gelatinas vegetais, à base de extraídos de algas. ágar-ágar é a forma mais simples de venda destas gelatinas e pode ser preparada com sumos de fruta, resultando numa gelatina parecida com as de supermercado. Pode ainda ser usada como estabilizante ou espessante de gelados, geléias, pudins, bolos, iogurtes, queijos, margarinas, etc.

Possui na sua composição principalmente fibras (pelo que é óptima para problemas de obstipação e excesso de peso). Contém também vitaminas, sais minerais, celulose e uma pequena quantidade de proteínas."

Vende-se ágar-ágar em fios, em barras compridas, em flocos ou em pó. A sua cor geralmente é esbranquiçada. A diluição é de meio litro de líquido para 4 g de ágar-ágar.

26 dezembro 2008

Novos formatos de batata para a Actifry (IV)

Batatas Duquesa

Pommes Duchesse

Duchess Potatoes


Ingredientes para 2 a 3 pessoas:
  • 750 gr de batata;
  • 75 gr a 100 gr de margarina de soja;
  • 2 ovos;
  • Sal, pimenta e noz moscada em pó;
  • Cerefólio seco.

Preparação:

Coza as batatas no cesto da bimby com 800 gr de água e sal condimentado. Reduza a puré num passe-vite.

Tempere de pimenta e noz moscada. Derreta a margarina num tacho, junte o puré e mexa com uma colher de pau. Apague o lume. Junte 1 gema amarelinha. Incorpore.

À parte bata 1 ovo + 1 clara. Anexe o cerefólio liofilizado ao ovo batido. Deite no puré e incorpore. De seguida encha a seringa de pasteleiro com o preparado, colocando o bico mais largo.

Dentro da Actifry forme montinhos, programe 45 minutos e inicie. Mude "fornada" a cada 15 minutos. No forno normal deve de ser mais rápido mas eu prefiro ir fazer montinhos de 15 em 15 minutos e confeccionando a outra parte da refeição ao mesmo tempo.

A seringa de pasteleiro ou dispára biscoitos, comprei, através da Luisa do blog http://luisaalexandramarques.blogspot.com/2008/09/dispra-biscoitos.html. Estou muito satisfeita com o produto. Embora ainda não tenha feito biscoitos. Hoje foi a estreia. Lava-se num instantinho. É perfeita.

25 dezembro 2008

Rapidinhas na Bimby »»»»»»» 1

Manto Branco Vegetariano



Ingredientes:
  • 1 Lata de leite condensado de soja;
  • 1 Lata de leite de côco;
  • 1 Lata (do leite de côco) cheia de água;
  • 4 colheres de sopa de farinha maizena;
  • 1 chávena de côco light ralado;
  • Ameixas secas q.b.

Preparação:

Na Bimby deitar todos os ingredientes à excepção das ameixas. Programar 7 minutos, Vel 6, temperatura varoma.

Enquanto isto, prepare uma forma de bolo inglês com pelicula aderente onde vai depositar as ameixas secas, cortadas aos pedacinhos, como na foto. As ameixas que utilizei são umas do LIDL pretas, molhadinhas.

No fim do tempo verter o preparado para a forma. Cuidado para a pelicula não fugir, nem as ameixas sairem do sitio. Deixar arrefecer. Guardar no frigorifico por umas horas, no minimo 4 horas. De preferência de um dia para o outro.

Desenformar é facílimo. E a forma fica limpa. A pelicula pode mantê-la para no caso de sobrar, poder voltar a tapar o manto.

Há quem faça um ponto de açúcar para colocar por cima do manto. Eu servi simples a acompanhar uma gelatina de ananás.

24 dezembro 2008

Invenções Vegetarianas na ACTIFRY #11

Broas Vegan de Natal

na Actifry



Ingredientes:
  • 750 gr de Batata Doce;
  • 300 gr de Açúcar amarelo;
  • 1/3 copo de água;
  • 75 gr de côco ralado light;
  • 75 gr de amendoa com pele;
  • Raspa de 1 laranja;
  • Farinha q.b.;
  • Oleo amendoim q.b.;
  • Açafrão q.b.

Preparação:

Coze-se a batata doce no cesto da Bimby com uma pitada de sal fino. Num passe-vite reduza a puré.

Num tacho coloque as 300 grs de açúcar e um terço de copo de água até ganhar alguma consistência (ponto de açúcar). De seguida junte o puré de batata doce.

Na Bimby triture as amendoas com o côco ralado. Adicione ao ponto de açúcar e à batata. Mexa, junte a raspa da laranja e apague o lume.

Em cima pode ver o aspecto da massa que vai ser trabalhada numa tábua, para com a ajuda de farinha conseguir-se, depois de fria, moldar as broinhas.

Numa chávena, junte o óleo com o açafrão para pincelar as broas na altura de irem à Actifry a dourar. Já sabe, é só programar o tempo para 45 minutos e mudar "fornada" a cada 15 minutos.

Claro que esta receita dá para confeccionar no forno normal, mas eu achei mais piada, testar a Actifry e ir moldando as broas à medida que ia despachando umas quantas de 15 em 15 minutos.

Ficaram atractivas e saborosas, sem Ovos nenhuns! Já basta os outros doces natalicios terem tantos ovos. Cuidado com o vosso figado!!!

23 dezembro 2008

Os 6 R´s - Artigo do jornal Ágora sobre o 3º R (REDUZIR) - Rubrica SOS Terra

Para ler o artigo basta fazer duplo click em cima da imagem ;-)

Antes do final do ano, se estiver disposto a colaborar com o centro comunitário, dê um donativo que será majorado em 40% para descontar no seu IRS ou IRC.

22 dezembro 2008

Novos formatos de batata para a Actifry (III)

Batata "gruyère" e Batata "berlinde"

a acompanhar

Bolonhesa de Soja granulada



Mais um utensílio que estáva esquecido e que a Actifry fez lembrar. Geralmente esta ferramenta utiliza-se para fazer bolinhas de fruta (melancia, melão,...). Mas também dá para bolinhas de legumes.

Depois de esburacar a batata toda, ficou com um aspecto de queijo gruyère pelo que coloquei-lhe o rótulo de batata "gruyère" e às bolinhas, batata "berlinde". Ficaram ambas muito saborosas. A minha filha gostou mais da batata "gruyère" que comeu à mão.

A bolonhesa foi confeccionada com a receita da lasanha da bimby, livro base. Simplesmente, substitui a carne picada por soja texturizada fina, demolhada em água. E juntei aipo (2 talos) e cebolinho.

O prato apresentado contém ainda cuscus, rúcula e queijo ralado sobre as batatas.

21 dezembro 2008

Novos formatos de batata para a Actifry (II)

Batata "palha"

a acompanhar

Tofú de Cebolada



A Actifry consegue mesmo estimular a minha criatividade. A ferramenta que vêm em cima é um Moinho de Juliana Moulinex, uma peça que tenho há mais de 10 anos e que utilizava para ralar vegetais para salada (cenoura, beterraba, nabo...).

Ao comprar a fatiadora em espiral (spiral slicer) que corta com continuidade resultando num formato de esparguete, dei-me ao trabalho de comparar estas duas maquinetas manuais e depressa cheguei à ideia de ralar a batata no moinho molinex, resultando no conhecido formato palha.

A batata palha serviu de acompanhamento a um Tofú de Cebolada. O tofú temperei com gengibre fresco ralado e sal condimentado. A cebola cortei na spiral slicer (fiz "esparguete" de cebola).


Num tacho de ferro preto, refoguei a cebola com alho em azeite, juntei feijão verde cortado aos pedacinhos e pimento desidratado que tinha aqui da época de excesso de produção. Quando os vegetais começaram a amolecer, acrescentei 2 colheres de polpa de tomate (super concentrado) e um copo de água.


Deixei ferver e cozinhar um pouco. Entretanto juntei o tofú (sem o gengibre) e pedacinhos de cenoura desidratada. Rectifiquei os sabores com mais sal e pimenta. Deixe engrossar o molho ao lume e servi com a batata palha da Actifry ;-)

17 dezembro 2008

Novos formatos de batata para a Actifry (I)

Batata "esparguete"


a acompanhar

Soja com cogumelos e natas


E esta hein? Batata "esparguete" ! Não é o máximo? Na Actifry ficam excelentes as fitas de batata.

Serviu de acompanhamento a esta soja que depois de hidratada com água, foi espremida e temperada com miso. Foi a refogar num pouco de azeite juntamente com os cogumelos, juntei-lhe natas de soja e mesmo no fim, cenoura desidratada.

A fatiadora em espiral comprei no site Ukjuicers mas há vários formatos. Deixo-vos aqui um video doutra Spiral Slicer para verem como funciona:


14 dezembro 2008

Invenções Vegetarianas na ACTIFRY #10

Queques Rápidos Actifry



Confesso que a ideia de assar queques na Actifry não é minha. Os queques amarelinhos das primeiras fotos têm como base esta receita: http://www.forumbimby.com/forum/index.php?topic=10330.0 , no entanto, não coloquei o bombom, mas sim, côco e chocolate preto ralado.

No fim-de-semana passado divertimo-nos a confessionar e a saborear os queques amarelinhos ao lanche, e hoje, resolvi experimentar queques de alfarroba, sem ovos. Muito bons!

Ingredientes Queques Alfarroba:

  • 4 Chávenas de água morna;
  • Meia (1/2) Chávena de óleo milho;
  • 3 Chávenas de farinha trigo;
  • 1 Chávena de farinha alfarroba;
  • 1 Colher "chá" de canela em pó;
  • 1 Chávena e Meia de açúcar amarelo;
  • 1 Colher "sopa" fermento Royal;
  • Óleo para untar e nozes para decorar.

Preparação:

Na bimby junte todos os ingredientes pela ordem da lista de ingredientes: água morna, óleo, farinhas, canela, açúcar e STOP. Não junte o fermento! Misture tudo muito bem na velocidade 4, durante 2 a 3 minutos.

Entretanto, unte as forminhas com óleo de milho. Junte o fermento ao preparado e misture suavemente na velocidade colher. Durante pouco tempo.

Deite 2 colheres medida da Actifry em cada forminha, decore com nozes (seja generosa nas nozes pois quantas mais melhor. Descobri isso depois de provar os primeiros queques que só tinham 1 noz). Leve à Actifry cerca de 15 a 20 minutos cada 6 queques.

Se quiser pouca quantidade, utilize uma chávena pequena como medida, se quiser muita quantidade, utilize uma chávena grande. Aconselho a fazerem pouca quantidade da 1ªvez para não demorarem muito a provar :-))

São bons frios e quentes. Divinais regados com leite creme.

13 dezembro 2008

A Reciclagem em Teatro Infantil

últimos dias - 14 e 21 Dezembro para o público em geral


"De pequenino se torce o pepino", ou seja, adaptado a esta realidade, é de pequenino que se deve ensinar as crianças a reciclarem os materiais, explicando a necessidade de diminuir o lixo para salvar um planeta que está a morrer.

Um teatro bastante educativo para pequenos e grandes, porque os pais desempenham um papel fundamental na vida dos filhos, têm de dar o exemplo.

Pode assistir a esta colorida peça no Centro Cultural dos Franciscanos no Largo da Luz em Lisboa. Uma sala de espetáculo super confortável que dispõe de parque de estacionamento privativo.

Às 16 h de Domingo, reina a alegria e a magia em palco. Venha participar. É uma peça bastante interactiva, onde as crianças divertem-se à grande enquanto aprendem sem esforço, com as fadas, a reciclar.

Toda informação na página da Artyaplausos (http://artyaplausos.blogspot.com/)

12 dezembro 2008

Invenções Vegetarianas na ACTIFRY #9

Troxinhas Folhadas

(lacto) vegetarianas


Antes de começar a postar esta receita, informo que o queijo fresco utilizado é caseiro. Confeccionado na Bimby, com a receita da Ana (http://keridabimby.blogspot.com/).

Este queijo fresco lembra o típico requeijão. Fica com um aspecto lindo e sabor delicioso.

Ingredientes:
  • Massa folhada em 12 quadrados;
  • 1 kg de espinafres;
  • 1 requeijão;
  • 1 cenoura ralada;
  • 6 tomatinhos cherry;
  • Azeite q.b.;
  • 6 alhos picadinhos;
  • Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Numa frigideira coloque azeite e salteie os alhos picados.

Dê um escaldão às folhas de espinafre, de modo a que fiquem maleáveis mas não cozidas. Escorra e corte aos bocadinhos numa tábua. Junte ao azeite e alho, temperando de sal e pimenta. Deixe refogar um pouco. E depois apague o lume, deixando arrefecer.

À parte, com um garfo, desmanche o queijo. Rale a cenoura e corte os tomatinhos às rodelas.

Para uma tijela grande, deite o preparado da frigideira, o requeijão e a cenoura ralada. Deite 1 colher "sopa" de recheio por cada quadrado de massa, sobrepondo com o tomate. Feche em formato de trouxa.

Enquanto isto, convém pré-aquecer um pouco a Actifry. Coloque 4 trouxas de cada vez na Actifry já quente. Aconselho a não preparar as trouxas todas de uma vez só, para não humedecer a massa daquelas que não entram logo na Actifry. Pelo que, prepare 4 trouxas de cada vez. Quando verificar que as que estão na máquina começam a ganhar côr, ponha mãos à obra para preparar mais 4.

As 12 trouxas, no total, demoram cerca de 1 hora na Actifry. Se fizer apenas 6 ou 8, deve demorar uns 40 minutos. Se fizer apenas 4, julgo que em 15 ou 20 minutos ficam prontas.

A massa folhada na Actifry fica especial. Já tenho feito folhados no forno e não obtenho este resultado. Julgo que o segredo do sucesso estará ligado à circulação de ar quente da Actifry. O meu forno não tem ventilação.

09 dezembro 2008

Invenções Vegetarianas na ACTIFRY #8

Pasteis (ovo)Vegetarianos de Batata

e Farinheira de Soja


Ingredientes:
  • 2 Batatas grandes cozidas;
  • 1 Cebola picada;
  • 3 Alhos picados;
  • 1 Cenoura picada;
  • 1/4 de Farinheira de soja picada;
  • Beterraba em conserva de água e sal, picada;
  • 1 a 2 ovos batidos;
  • Uns pinguinhos de natas de soja;
  • Pimenta;
  • Coentros picados (que lhe dá o sabor salgado).
Confecção:

Cozer as batatas com casca, pelar e reduzir a puré no passe-vite.
Num recipiente junte todos os ingredientes. Os ovos por último.
Unte a Actifry com óleo. Molde os pasteis com o auxilio de 2 colheres e coloque-os na Actifry. Vire a meio da fritura.